quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cemig é a 46ª concessionária de energia elétrica em acidentes com terceirizados




Quem divulga números absolutos sobre segurança no trabalho, fora do contexto do setor e da empresa, está contrariando as normas oficiais do País e se recusa a retratar a realidade dos fatos: a Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico brasileiro e possui uma das menores taxa de frequência de acidentes do trabalho.

Antes de 2003, a taxa de frequência de acidentes com afastamento na Cemig era de 6,83 e atualmente essa taxa está em 1,87. Para os contratados, essa taxa é de 2,10, ou seja, a 46ª entre todas as empresas concessionárias de energia elétrica do País, conforme gráfico. A TFA estabelece o número de acidentes por milhão de horas trabalhadas, conforme a norma vigente (NBR 14280), e possibilita comparar setores e empresas de todo o tipo e tamanho no Brasil, sendo, ainda, um modelo utilizado em todo o mundo e validado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A redução da TFA reflete o esforço e trabalho realizado pelos trabalhadores, próprios e contratados, independentemente do nível hierárquico da empresa, colocando a empresa entre as melhores taxas de frequência de acidentes com afastamento do setor elétrico brasileiro.

A Diretoria da Cemig reafirma, mais uma vez, o seu compromisso com a redução dos acidentes relacionados à força de trabalho, incluindo empregados próprios, contratados e de empresas contratadas.

Além disso, a grande maioria dos acidentes fatais ocorridos na empresa estão associados ao trânsito e ocorrem em estradas. Minas Gerais tem a maior malha de rodovias federais do Brasil, o maior número de entroncamentos de rodovias e uma conservação que é o retrato do que vem acontecendo em todo o Brasil, o que demonstra uma necessidade de trabalho conjunto e de todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário