terça-feira, 28 de outubro de 2014

Que comece o espetáculo!


Fórum Internacional de Dança 2014
 Foto: Gregory Batardon
No período de 29 de outubro, a 09 de novembro, a capital mineira será palco do Fórum Internacional de Dança 2014 - FID reunindo artistas e companhias de diversas partes do mundo como, Bélgica, Brasil, França, Uruguai e Suíça, em diversos espaços culturais da cidade: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Centro Cultural Vila Santa Rita (Barreiro), Centro Cultural Alto Vera Cruz (Zona Leste) e em Nova Lima no C.A.S.A Centro de Arte Suspensa Armatrux.

O evento que conta com o apoio da Cemig, terá como destaque, diversas manifestações artísticas, como por exemplo, imersões, conferências, apresentações, debates, além de ambientes que promovem o conhecimento como a FIDoteca e o Fidinho, este último, direcionado às crianças.

A programação engloba oito espetáculos, quatorze apresentações, duas oficinas, além de cinco dias dedicados ao trabalho de imersão. Os ingressos do evento custam R$ 6,00 (seis reais) a inteira, e R$ 3,00 (três reais) a meia entrada.

Projetos

Além das atrações culturais, o Fórum Internacional de Dança oferece à você, uma verdadeira imersão no universo da dança a partir de diversos projetos como por exemplo: a FIDoteca, o Fidinho ,o FID Território Minas, o FID Conexão internacional e o FID Editorial 

Se você quer conhecer um pouco da história do FID, a FIDoteca oferece um acervo de obras sobre todos os grupos que já participaram do evento, mostrando as experiências e representações artísticas das edições passadas.

Neste ano, a FIDoteca será no Centro Cultural Alto Vera Cruz e no Centro Cultural Vila Santa Rita, até o mês de dezembro.

Idealizado em 2008, o Fidinho tem como objetivo apresentar as manifestações culturais representadas pelas mais diversas danças, para a criançada. Nos dias 8 e 9 de novembro, às 17h, as crianças assistem à companhia belga ZOO, de Thomas Hauert, com o espetáculo Danse étoffée sur musique déguisée, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil.

O FID Território Minas nasceu em 1998, no sentido de estimular o pensamento crítico e reflexivo a partir do investimento na qualificação das produções do estado. Essa iniciativa oferece bolsas de pesquisa, que permitem aos artistas a possibilidade de promoverem a lapidação e o amadurecimento da obra proposta.

O FID Conexão internacional estimula o intercâmbio de experiências entre o Brasil e o mundo no que tange às relações construídas pela dança, assim como, o FID Editorial que promove a publicação e divulgação de pesquisas relacionadas à dança.

O começo de tudo

O FID nasceu em 1996, nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, com a missão de fomentar a difusão, reflexão e o desenvolvimento da dança no cenário contemporâneo.

Em 2001, como consequência do amadurecimento do projeto, alterou a sua denominação de festival para fórum e suas atividades passaram a ser realizadas de forma extensiva ao longo do ano.

A partir da articulação e envolvimento de toda a comunidade artística, o Fórum promoveu a difusão das mais variadas manifestações artísticas e culturais em seus dezenove anos de existência: exposições, debates, publicação e edição de livros, workshops e programas de bolsas de estudos são apenas alguns dos desdobramentos desse evento que promoveu o crescimento das atividades de cunho artístico.

Para mais informações acesse: http://fid.com.br/2014/

Nenhum comentário:

Postar um comentário