sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cemig entrega equipamentos para usina experimental em Patos de Minas


Imagem Cemig
Cemig entrega equipamentos para usina experimental em Patos de Minas Empresa contribui com equipamentos, treinamento e suporte técnico.

A Cemig está viabilizando a instalação de uma usina experimental solar em Patos de Minas, em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). O gerente de Serviços de Distribuição da Cemig, Adelino Leandro Henriques, fez a entrega dos equipamentos para montagem da usina ao professor Marcelo Ferreira Rodrigues, da Unipam. 

A usina vai beneficiar alunos de engenharia elétrica e ambiental da universidade. A entrega contempla 250 módulos fotovoltaicos de silício policristalino, que serão utilizados na instalação de uma usina com potência instalada de 13 kWp.

Além da Unipam, outras três universidades do Estado estão recebendo usinas solares fotovoltaicas experimentais para conhecer, na prática, sobre o processo de geração de energia solar. A Cemig doa os painéis fotovoltaicos e fornece treinamento e suporte técnico para a operação e manutenção das usinas, conforme convênio de cooperação técnica celebrado com as instituições.

As usinas solares experimentais serão utilizadas como laboratório, com interesse exclusivamente acadêmico, de apoio e aprendizado prático. "O principal objetivo é disseminar tecnologias inovadoras e conscientizar os alunos sobre a necessidade de expansão da oferta de energia por meio de fontes limpas, renováveis e sustentáveis" destaca Adelino.

As usinas-laboratório irão gerar conhecimento científico sobre os impactos de inserção da energia solar no sistema elétrico e sobre geração distribuída, micro e minigeração integradas à arquitetura das edificações. A capacitação de profissionais altamente especializados é outro importante resultado.

A energia gerada, capaz de atender aproximadamente 30 residências, será utilizada apenas para consumo das próprias universidades, o que reforça o caráter experimental das usinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário