sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cemig leva orientações sobre segurança aos alunos da Escola Estadual em Patos de Minas


À esquerda, crianças atentas às orientações. Maquete de usina (ao centro)
despertou a atenção dos estudantes e contribuiu para o entendimento do tema.
Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Cônego Getúlio, em Patos de Minas, receberam orientações sobre o uso da energia Elétrica através de palestras ministradas por técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig. A iniciativa aconteceu durante a Semana de Educação para a Vida, promovida pela escola de 10 a 14 de novembro.

Durante a conversa com as crianças, a equipe da Cemig abordou temas relacionados a situações de risco e formas de prevenção de acidentes com a rede elétrica em casa e na rua. Todos os participantes receberam cartilhas educativas da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População - Cepap, que a Cemig realiza durante todo o ano com o objetivo de orientar a população sobre segurança com a energia elétrica. Foram ministradas 14 palestras para 915 alunos nos períodos da manhã e tarde.

Veja algumas dicas sobre os cuidados que devemos observar:

Segurança em casa
Cuidado com a rede elétrica nunca é demais. Mesmo em casa, fique atento para evitar acidentes. Veja algumas dicas:

·  Ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante, fique atento para  que eles não saiam pelas janelas e encostem nos cabos da rede elétrica.
·  Nunca instale antenas de TV e rádio debaixo ou próximo da rede elétrica e esteja certo de que elas não irão tocar na rede elétrica em caso de queda.
·  Não faça "gatos" ou instalações clandestinas na rede elétrica. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes.

Segurança na construção civil
Construir casas e edifícios é um trabalho que exige muitos cuidados. Quando o assunto é eletricidade então, a atenção deve ser em dobro. Siga estes
conselhos:

·  Antes de transportar ou manusear vergalhões, tábuas, canos, calhas verifique a distância da rede elétrica em relação à obra e, se necessário, instale barreiras protetoras.
·  Quando for operar guindastes, caminhões, caçambas, gruas e retroescavadeiras tome cuidado com as redes aéreas e subterrâneas.
·  Ao içar ou descer materiais através de carretilhas, roldanas, elevadores ou guinchos tenha cuidado para não tocar na rede elétrica.

Segurança no campo
A vida no campo é bem melhor para quem sabe aproveitar os benefícios da energia elétrica. Com ela é possível produzir mais e melhor, além de usufruir dos confortos e vantagens do mundo moderno. Veja como:

·  Ao fazer sua instalação elétrica rural, não coloque postes debaixo da rede da Cemig.
·  Cercas próximas à rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas em vários pontos. O aterramento conduz a energia para o solo e reduz o risco de choque.
· Não faça queimadas debaixo da rede elétrica. O fogo pode atingir a rede elétrica e causar interrupção de energia a cidades inteiras.


Mesmo com todos esses cuidados outros fatores podem provocar danos à rede elétrica, como chuvas, raios e sobrecargas. Nesses casos, ligue para o Fale com a Cemig - telefone 116, a ligação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário