sexta-feira, 28 de novembro de 2014

"O LUGAR DO CORPO" Mostra anual de artes do Corpo Cidadão




A ONG Corpo Cidadão, uma iniciativa do Grupo Corpo, apresenta seu espetáculo de 2014: “O Lugar do Corpo”, uma retrospectiva dos melhores momentos da associação nestes 16 anos.
O espetáculo será exibido no dia 16 de dezembro, terça-feira, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete - Rua dos Carijós, 258 - Centro - BH/MG). Com uma hora de duração, “O Lugar do Corpo” foi totalmente construído pelas crianças e jovens. Cenários, figurinos, adereços, trilha sonora, coreografias são exclusivos e originais, especialmente preparados para o Corpo Cidadão.

Uma exposição de artes visuais será instalada no segundo andar do Cine Brasil e, no grande teatro, se apresentam os Grupos Experimentais de Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Música e uma seleção dos melhores números preparados durante o ano. 

O espetáculo e a mostra de artes são gratuitos e abertos ao público. Os ingressos podem ser retirados com até uma hora de antecedência na portaria do Cine Theatro Brasil Vallourec, quando os interessados poderão visitar a exposição de artes visuais.

No domingo anterior, dia 14, acontece na Escola Municipal Santos Dumont (Avenida Mem de Sá, 600 - Santa Efigênia - BH/MG) uma mostra com exposição dos trabalhos de artes visuais executados pelos alunos, além das apresentações de dança, música e teatro. O espetáculo envolve cerca de 300 jovens e crianças é gratuito e aberto a toda a comunidade. 

Além disso, no dia 7, domingo, às 16h, os cem alunos da unidade de Lagoa Santa apresentam um resumo das atividades desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental Cimentos Liz durante os últimos seis meses. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Haverá mostra dos trabalhos artísticos, além de apresentações de dança e música.

 O Lugar do Corpo 
O ano é 2014, espaço e tempo onde nossos corpos se movem. Ano de Copa, eleições, gigantes acordando e dormindo novamente. Mas, sobretudo, para nós, um ano de arte!

Que lugar meu corpo ocupa na sociedade contemporânea? Corpo, pra que você serve? Corpo que leva alma para bailar, onde histórias são contadas entre baiões, sambas e raps. Onde o olho fala, o namoro é antigo, e onde um urubu pode entrar em rota de colisão com o racionamento de água de um consumidor louco. Com temas variados e uma trilha sonora diversa, composta em seus mais de quinze anos de existência e persistência, a ONG Corpo Cidadão apresenta ao público seu mais novo espetáculo “O Lugar do Corpo”.

O espetáculo recupera histórias antigas, criando uma roda de atividades artísticas. Casos costurados nesses anos de dedicação à arte e ao sonho das crianças. Um giro pela história do projeto, como um corpo que busca ocupar o seu lugar na cidade, na cultura, na vida. Os números apresentados foram criados pelos educadores em parceria com os participantes do projeto. 

Arte para nós é um catavento gigante de mil cores trazendo um sopro de energia para nossa realidade, que por vezes se mostra tão dura. E é através da Arte que mostramos toda a capacidade criadora das nossas crianças e jovens que participam do nosso projeto social, buscando sempre a autonomia dos indivíduos.

E afinal de contas, o que é ser Corpo Cidadão? Ser Corpo Cidadão é sentar em roda, frente a frente, se respeitando e reinventando todos os dias. É criar um espaço pra criança ser criança, onde a Arte possui um lugar de destaque na formação do individuo apostando no potencial transformador da experiência artística.

 Corpo Cidadão
O Corpo Cidadão nasce da iniciativa do Grupo Corpo, uma das mais reconhecidas e premiadas companhias de dança do Brasil. É uma associação sem fins lucrativos que trabalha a arte educação com centenas de crianças e jovens de 6 a 25 anos da região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto abre a esses cidadãos a possibilidade de desenvolverem seus potenciais por meio da experiência da arte e da cultura, com base no diálogo e no intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.

O projeto Corpo Cidadão acontece em unidades localizadas nas proximidades das comunidades atendidas. Ali, são realizadas oficinas de arte educação nas áreas de dança, música e artes visuais. 

Compreendendo a amplitude do processo de formação do cidadão, são proporcionadas atividades complementares, como:

• Atividades externas: visitas a exposições, museus, espetáculos artísticos em teatros, praças, parques, feiras, reuniões e atividades de lazer (cinema, clube);

• Atividades junto às comunidades atendidas, como o apoio às ações do CRAS, participação em festivais e mostras locais.

Anualmente é criado um espetáculo a partir de um tema que seja relevante para o desenvolvimento dos jovens e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. 

No Corpo Cidadão, todas as atividades são gratuitas.

Grupos de Formação 
No intuito de estimular ainda mais o desenvolvimento e o aprendizado dos jovens que demonstram interesse em aprimorar as habilidades técnicas e conhecimentos artísticos, o Corpo Cidadão criou os Grupos de Formação. 

Os participantes cumprem uma carga horária diferenciada que varia conforme a área escolhida. Através de suas apresentações os jovens vivenciam a experiência do fazer artístico, se interagem com outros profissionais, além de representarem a instituição e adquirem experiências de atuação com públicos diversos. 

Os Grupos Experimentais atuantes são de Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Música.

O Corpo Cidadão prima pela qualidade e oferece um espetáculo que se configura como uma rica oportunidade artística e cultural, contribuindo para a formação de novas plateias.

 Apoios / Patrocinadores:

Eletrobras Furnas - Governo Federal - Lei Federal de Incentivo à Cultura 
Cimentos Liz - Lei Estadual de Incentivo à Cultura MG  
Cemig - Governo de Minas – Lei Federal de Incentivo à 
Codeme - Lei Federal de Incentivo à Cultura 
Mascarenhas Barbosa - Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apoio / Parcerias:

Prefeitura de Belo Horizonte
Fundo Estadual de Cultura
SESI - FIEMG
Instituto HSBC Solidariedade
Ronaldo Fraga
Corpo Escola de Dança
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Fundação Dom Cabral
Sou BH


              
Serviço
·         Mostra Lagoa Santa
7/12– Domingo
16 horas
Centro de Educação Ambiental Cimentos Liz
Continuação da MG-10, atrás do depósito da Dilasa – Lagoa Santa/MG

·         Mostra Paraíso
14/12 – Domingo
19 horas
Escola Municipal Santos Dumont
Avenida Mem de Sá, 600 - Santa Efigênia - BH/MG

·         Mostra Cine Brasil
16/12 – Terça
20 horas
Cine Theatro Brasil Vallourec
Praça Sete - Rua dos Carijós, 258 - Centro - BH/MG

·         Mais informações:
(31) 3264 4497
www.corpocidadao.org
@corpocidadao
facebook.com/corpocidadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário