terça-feira, 25 de novembro de 2014

Subestação móvel vai reduzir desligamentos de energia no Sul de Minas


Aquisição faz parte de projeto de modernização do sistema elétrico da Cemig
O Sul de Minas passa a contar com uma Subestação Móvel de Energia. A Cemig investiu R$ 3,4 milhões na aquisição deste equipamento, que será utilizado no atendimento a emergências e reparos, agilizando a prestação de serviços aos consumidores da região.
O equipamento tem capacidade de 25 MVA, suficiente para fornecer energia para 25 mil consumidores, e poderá ser utilizado em atendimentos emergenciais e em caso de manutenção programada em subestações. 

A subestação é uma unidade do sistema elétrico destinada, principalmente, à redução dos níveis de tensão para o atendimento aos consumidores. No caso da subestação móvel, os equipamentos são montados sobre uma carreta, com a finalidade de prover atendimentos emergenciais, manutenções programadas e aumento de demanda de energia elétrica nas subestações existentes. 

Com a utilização da Subestação Móvel, que é um equipamento de alta tecnologia, todas as cargas do circuito atendido pela subestação local são transferidas durante o período necessário para a manutenção, evitando a interrupção do fornecimento de energia aos consumidores. Em uma emergência nas subestações convencionais, a subestação móvel será deslocada até o ponto de falha, permitindo reduzir drasticamente o tempo de restabelecimento do fornecimento da energia para os milhares de consumidores ligados à subestação defeituosa. 

Para o Engenheiro do Sistema Elétrico da Cemig, Carlos Miguel Trevisan Noal, os resultados da aplicação desta tecnologia são muito positivos, destacando-se a satisfação dos consumidores por não terem sua energia interrompida e otimização de custos com reflexos na tarifa de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário