sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Anunciada a nova Diretoria Executiva da Cemig

 
O Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, em assembleia realizada nessa quinta-feira (22/1), elegeu o novo presidente do Conselho, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, e também indicou os nomes para a composição da nova Diretoria Executiva da Empresa.

Para presidente da Companhia, foi indicado o economista Mauro Borges Lemos. A diretoria executiva ficou assim constituída:

 
DIRETORIA EXECUTIVA DA CEMIG
NOME
FUNÇÃO
Mauro Borges Lemos
Diretor Presidente
Mateus de Moura Lima Gomes
Diretor Vice Presidente
Fernando Henrique Schüffner Neto
Diretor de Desenvolvimento de Negócios
Márcio Lúcio Serrano
Diretor de Gestão Empresarial
Eduardo Lima Andrade Ferreira
Diretor de Gás
Ricardo José Charbel
Diretor de Distribuição e Comercialização
Fabiano Maia Pereira
Diretor de Finanças e Relações com Investidores
Evandro Leite Vasconcelos
Diretor Comercial
Franklin Moreira Gonçalves
Diretor de Geração e Transmissão
Luiz Fernando Rolla
Diretor de Relações Institucionais e Comunicação
Raul Lycurgo Leite
Diretor Jurídico

 
Breve currículo


Mauro Borges Lemos – diretor-presidente

Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1980, Mauro Borges é doutor em Economia pela Universidade de Londres, na Inglaterra, com pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e na Universidade de Paris, na França. De fevereiro a dezembro de 2014, foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mauro Borges também foi presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e membro dos Conselhos de Administração do BNDES e do BNDES PAR. Exerceu vários cargos de direção na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre os quais chefe do Departamento de Ciências Econômicas, coordenador do Programa de Pós-Graduação de Economia e diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar).

Mateus de Moura Lima Gomes – diretor Vice-Presidente
Concluiu a graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), em 2005, e, em 2008, especialização em Direito Administrativo e atualmente cursa especialização em Direito Tributário. Mestre em Direito Público pela PUCMinas. Tem experiência na área de Direito Público com ënfase em Direito Eleitoral, Administrativo e Municipal. Exerceu o cargo de procurador-geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2012 e 2013.

Fernando Henrique Schüffner Neto – diretor de Desenvolvimento de Negócios
Engenheiro eletricista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Na Cemig, atuou como gerente regional de Teófilo Otoni, superintendente da Coordenação de Planejamento e Gestão da Distribuição, superintendente de Coordenação, Planejamento e Expansão da Distribuição, superintendente de Planejamento da Expansão da Distribuição e Mercado e superintendente da Coordenação Executiva do Programa Luz para Todos. Foi diretor de Geração e Transmissão e de Distribuição e Comercialização, antes de assumir, em 2011, a DDN.

Márcio Lucio Serrano – diretor de Gestão Empresarial
Graduado em História Natural (atual Antropologia), em Ciências Biológicas e em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Ergonomia pela ERGO MG. Possui ainda título de especialista em Saúde do Trabalhador pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anant) e se especializou em Psiquiatria pela Universidade Gama Filho (RJ), com obtenção de título de especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e em Psicanálise pelo Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). No setor empresarial, atuou na Mineração Morro Velho / Anglo Gold Corporation, como médico do Trabalho; no Centro de Medicina do Trabalho de Belo Horizonte, como diretor Técnico Executivo e gestor dos Programas de Saúde Ocupacional do Setor Mobiliário Sistema FIEMG; na Unimed BH, como fundador e coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional; no Grupo V&M do Brasil, como gerente da Fundação Sidertube e do Grupo, conselheiro de Saúde e Social do Conselho de Administração e consultor da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil; e no Biocor Instituto, como médico coordenador de Saúde Ocupacional. É acadêmico da Academia Nacional de Medicina do Trabalho (Cadeira 34).

Eduardo Lima Andrade Ferreira – diretor de Gás
Engenheiro civil graduado em 2004 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou na Construtora Queiroz Galvão S/A, de 2007 a 2014, como engenheiro, gerente Técnico e gerente de Administração Contratual, em diversas obras no Estado do Rio de Janeiro e em São Paulo; na Sinopec International Petroleum Service Corporation, de 2006 a 2007, como engenheiro de planejamento; na ARG, de 2005 a 2006, como engenheiro de Planejamento; e no Consórcio Masa-ARG, de 2004 a 2005, como engenheiro de planejamento e controle.

Ricardo José Charbel – diretor de Distribuição e Comercialização
Engenheiro eletricista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Na Cemig, foi superintendente de Planejamento, Estudos e Projetos de Expansão da Distribuição, superintendente da Coordenação Executiva do Programa Luz para Todos e gestor na Coordenação Executiva do Programa Luz para Todos, participando ativamente no desenvolvimento do programa responsável por levar energia elétrica à area rural de 774 municípios mineiros, beneficiando 285 mil novos consumidores. Está na Diretoria de Distribuição e Comercialização desde 2012.

Fabiano Maia Pereira – diretor de Finanças e Relações com Investidores
Graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, a partir de 2003, atuando na gestão da dívida pública interna e externa e no desenvolvimento de programas federais baseado em operações de crédito.

Evandro Leite Vasconcelos – diretor Comercial
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1980, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ, em 1989, e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1999. Diretor de Energia da Light S.A. e, interina e cumulativamente, de Desenvolvimento de Negócios da Companhia, até 2014. Professor de física do Sistema Pitágoras de Ensino e professor de Hidrologia no curso de Engenharia Civil da PUCMinas. Trabalhou na Cemig de 1983 a 2010, ocupando a Gerência da Divisão de Hidrometeorologia Operacional e o Departamento de Planejamento Energético, foi superintendente de Coordenação de Geração e Transmissão, superintendente de Transmissão, superintendente de Geração e superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão.

Franklin Moreira Gonçalves – diretor de Geração e Transmissão
Bacharel em Análise de Sistemas pelo Unicentro Newton Paiva, Belo Horizonte, em 1996, com MBA em Liderança e Gestão de Empresas Estatais pela Fundação FranklinCovey Business School/Fundação Coge, Rio de Janeiro, em 2013. Foi técnico de Operação do Sistema do Departamento de Supervisão e Controle da Operação do Sistema Cemig (Diretoria de Geração e Transmissão) e da Superintendência de Engenharia de Operação da Distribuição (Diretoria de Distribuição) da Cemig. Secretário de Energia da Federação Nacional dos Urbaniários (FNU), filiado à CUT, de 2003 a 2009, presidente da FNU-CUT desde 2009, e diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG), de 1993 a 2014.

Luiz Fernando Rolla – diretor de Relações Institucionais e Comunicação
Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Está na Cemig, desde 1974: como superintendente de Programação e Controle Financeiro, foi responsável pela coordenação de planejamento de longo prazo, controle orçamentário, análise de custos e project finance; e, depois, como superintendente de Relações com Investidores, foi responsável pela implantação dos programas de ADR Nível I e II na New York Stock Exchange e Nível I de Governança na Bovespa. Atuou como diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig de 2007 a 2014. Foi eleito o Melhor Profissional de RI pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) e pela IR Magazine.

Raul Lycurgo Leite – diretor Jurídico
Mestre em Direito Internacional pela American University – Washington College of Law, em Washington (EUA), com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas em Direito e Política Tributária e em Direito Econômico e das Empresas, e bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Advogado e, desde 2002, procurador federal da Procuradoria Geral e da Advocacia Geral da União (PGF/AGU). Atua como consultor jurídico do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, desde 2011. Atuou ainda na Procuradoria-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 
Informações adicionais e um breve currículo dos membros do Conselho de Administração da Cemig estão disponíveis no endereço http://cemig.infoinvest.com.br/static/ptb/diretoria_conselheiros.asp?idioma=ptb

Nenhum comentário:

Postar um comentário