segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

População tem até amanhã para conferir a iluminação de Natal da Praça da Liberdade


A Cemig convida a população para visitar a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte, até amanhã, terça-feira (6/1), último dia para visitação antes da desmontagem. Um dos mais belos e importantes cartões-postais da capital, a praça está enfeitada com uma decoração especial com milhares de luzes e enfeites que deixam a cidade ainda mais bonita.

Além da Praça da Liberdade, outros pontos importantes da capital tiveram a decoração natalina, como a sede da Cemig, a Avenida Barbacena, a Cidade Administrativa, a Assembleia Legislativa e o Palácio da Justiça na Avenida Afonso Pena.

A temática valoriza as tradições mineiras, representadas por cores alusivas à bandeira de Minas Gerais e decorações que remetem aos usos e costumes do estado. Segundo o coordenador da iluminação de Natal da Cemig, Kelson Dias de Oliveira, a ideia surgiu devido ao sucesso do projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade.

“Juntamos a tradição mágica do Natal com o que os mineiros têm de mais precioso: a paixão pela sua história. A cultura mineira tem muitos encantos e esse ambiente de imenso valor histórico e arquitetônico vai se vestir de luz para brindar o fim de mais um ano”, comenta Kelson.

Segundo a projetista do Natal Cemig 2014, Cláudia Travesso, “a cultura mineira é recheada de encantos e em meio àquele ambiente de imenso valor histórico e arquitetônico vai vestir-se de luz para brindar o fim de mais um ano. Festejaremos o nosso Natal Cultural reunidos em um dos maiores símbolos da nossa cidade”, destaca.

O projeto da Cemig teve início em 1987 com a decoração da Praça e do Palácio da Liberdade. Em 1988, a iniciativa foi expandida para a sede da Empresa e, em 1999, o Programa Natal de Minas incluiu as cidades do interior, iluminando vários prédios da Cemig no Estado.

Números

Nesta edição, mais de um milhão de microlâmpadas, 7 mil metros de mangueiras luminosas e 4 mil lâmpadas estrobos, estarão espalhadas por todos esses pontos importantes da capital, sendo que só na Praça da Liberdade foram instaladas mais de 600 mil microlâmpadas, mil lâmpadas estrobos e 600 figuras luminosas. O local ainda está decorado com os tradicionais símbolos do natal, como por exemplo, presépio, trenó com Papai Noel, e  estrelas.

A Cemig investiu R$ 1,8 milhão na decoração da capital mineira.

Decoração 24 horas

A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noite e permite que o público aprecie o clima natalino, com o necessário respeito ao patrimônio, como explica o coordenador Kelson Dias de Oliveira.

“Essa característica, de peças voltadas para a contemplação de dia e à noite, tem sido a filosofia da Cemig nos últimos anos, para que as pessoas possam ter mais oportunidades de apreciar a decoração. Temos um presépio, anjos, papais noéis e outros elementos que podem ser vistos mesmo em plena luz do dia”, afirma.

Assim como nos anos anteriores, a Cemig, junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e com a Coordenação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, privilegiou a proteção dos canteiros e elementos artísticos do local. O desafio é realizar uma decoração encantadora que não agrida o conjunto da Praça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário