O tempo de
interrupção de energia dos 8 milhões de consumidores da Cemig no ano passado ficou bem abaixo da meta estipulada pela
Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A Duração Equivalente de
Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que é a média do tempo que os
consumidores ficaram sem energia ao longo do ano, foi de 10,77 horas em 2014, o
melhor resultado apresentado pela Concessionária nos últimos dez anos.
Com isso, a Cemig
subiu dez posições no ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de
energia da Aneel, passando da 17ª posição, em 2013, para o 7º posto da lista,
no ano passado, dentre as 36 concessionárias de distribuição consideradas de
grande porte. A avaliação é elaborada com base no Desempenho Global de
Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados do DEC
e também do índice de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade
Consumidora (FEC) das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela
Aneel.
Segundo a Aneel, a
Cemig foi a distribuidora que mais evoluiu no ranking desse ano, com um avanço
de dez posições em comparação com o ano de 2013, sendo que o DEC da Cemig de
10,77 horas ficou mais de uma hora abaixo da meta estabelecida pela Aneel para
2014, de 11,92 horas. “O excelente resultado alcançado, em linha com os investimentos
realizados nos últimos anos na melhoria do sistema elétrico, reflete o
comprometimento da Empresa e dos seus empregados com o aprimoramento contínuo
do atendimento aos seus clientes”, afirma o diretor de Distribuição e
Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel.
O DEC é composto
por duas parcelas, sendo que a primeira parcela está relacionada às
interrupções acidentais, que são aquelas ocorridas em função de agentes
externos e internos ao sistema elétrico, como fenômenos naturais (chuvas,
raios, ventanias etc.), interferências do meio ambiente e operações
emergenciais, que são, portanto, impossíveis de prever e, geralmente, ocasionam
maior descontentamento do consumidor.
A outra parcela
mede o tempo médio das interrupções programadas, necessárias para a realização
de obras de melhoria e manutenções no sistema elétrico. Essas interrupções são
previamente comunicadas ao consumidor pelos meios de comunicação ou
correspondência individual, conforme
determinação da Aneel, permitindo, assim, aos consumidores se prepararem
antecipadamente.
“A queda no DEC
total em 2014 é consequência da redução do DEC acidental, que foi de apenas
7,87 horas, representando uma redução de 11,5% em relação a 2013, quando foi de
8,88 horas”, sublinha Charbel.
O diretor destacou
ainda o excelente resultado alcançado na Região Metropolitana de Belo Horizonte
(RMBH). Na rede que atende a RMBH, a
melhoria em 2014 foi de 13% na duração média das interrupções acidentais, se
comparada com o resultado de 2013.
Frequência de interrupções
Outro indicador que também reflete a
melhoria na qualidade do fornecimento é o indicador de Frequência Equivalente
de Interrupção por Consumidor (FEC) acidental, responsável por medir o número
de vezes que, em média, o cliente tem o fornecimento de energia interrompido
por fatores imprevisíveis. O FEC do ano passado, de 5,58 vezes, em média, também representa o menor valor
realizado pela Concessionária.
Investimentos
O resultado alcançado reflete os
investimentos realizados pela Cemig, que, nos últimos cinco anos, totalizaram
R$ 3,1 bilhões aplicados na melhoria e manutenção das redes, linhas e
subestações de distribuição em todo o Estado.
Dentre as melhorias
realizadas, destacam-se a construção de novas subestações, reforço e reforma de
redes e linhas de distribuição e instalação de equipamentos para religação
automática da rede em caso de defeitos, além da realização de manutenções
preventivas.
Com o objetivo de
reduzir o tempo de restabelecimento, no caso de uma falta de energia, o sistema
elétrico da Cemig conta com 4.032 equipamentos telecontrolados, dos quais 919
estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desse total, 3.569 foram
instalados nos últimos cinco anos, o que representa 88% do total.
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