sexta-feira, 10 de julho de 2015

Cemig realiza evento na 41ª Exposição Agropecuária de Montes Claros



A Cemig realizou, nesta terça feira (7/7), o 2º Encontro com Clientes da Média Tensão – Regional Norte da Cemig, no Auditório Osmani Barbosa, Parque Exposições João Alencar Athayde. O evento compôs a programação da 41ª Exposição Agropecuária de Montes Claros.
De acordo com estudos, consumimos cerca de 50% dos recursos naturais a mais do que a Terra é capaz de repor. Dessa forma, combater o desperdício de energia torna-se vital, tanto para a sobrevivência do planeta, como para a melhor adaptação ao cenário atual. Foi com esta ótica que o técnico de Soluções Energéticas da Cemig, Frederico Stark, apresentou propostas para o uso eficiente de energia, principalmente na agricultura.

E como alternativa para diminuição da conta de energia, o tema “Geração Distribuída (GD)”, foi abordado pelo Engenheiro de tecnologia e Normalização da Cemig, Márcio Eli Moreira de Souza. A GD é a produção de energia de forma descentralizada no próprio local ou próximo de onde essa energia é utilizada. A vantagem é a redução de custos de transmissão e distribuição, o aproveitamento de recursos renováveis locais. Com isso, o cliente poderá reduzir os custos com energia, podendo a sua conta chegar ao valor de taxa mínima. As fontes geradoras podem ser eólica, solar, biomassa, hidráulica e cogeração qualificada.

Outra alternativa apresentada foi a possibilidade de utilização de geradores a diesel ou gás natural na redução de demanda durante o horário de ponta. Esta foi a apresentação feita pelo Diretor Eder Rodrigues, da empresa espanhola Himoinza, instalada no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário