quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Portfólio de P&D da Axxiom é destaque em evento de inovação do setor elétrico


Imagem Cemig
Durante o 8ª Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), que aconteceu em Costa do Sauípe (BA), a Axxiom lançou o Portfólio de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que apresenta os 17 projetos de P&D desenvolvidos pela empresa de soluções em informática do Grupo Cemig. O Citenel, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem o objetivo de divulgar os resultados dos programas de inovação tecnológica das distribuidoras e transmissoras de energia do país.

De acordo com o vice-presidente da Axxiom e coordenador da publicação, Leonardo Guerra, foram investidos cerca de R$ 20 milhões nos projetos que integram o portfólio. Ele ainda ressalta que a publicação demonstra sua importância para os projetos do Grupo Cemig, que é a maior empresa integrada do setor elétrico brasileiro.

“Além de cumprir os prazos e as exigências normativas da Aneel, a Axxiom colheu diversos outros resultados, como a articulação de uma rede de parcerias com instituições de ensino e pesquisa reconhecidas. Criamos também uma sinergia muito interessante com outras empresas do grupo para a ampliação do nosso escopo de atuação e geração de soluções que hoje são aplicadas no dia a dia de importantes concessionárias de energia”, afirmou. 

Os projetos elencados no Portfólio de P& geraram 28 artigos científicos, a maioria parte deles em publicações internacionais, além de quatro dissertações de mestrado e três teses de doutorado, em parceria com centros de pesquisa e universidades brasileiras.

Monitoramento de queimadas
Um dos destaques da publicação é o projeto que vai permitir a detecção de focos de fumaça e de fogo por meio de uma nova técnica de processamento em tempo real de imagens digitais disponibilizadas via web. O projeto é uma parceria da Cemig com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Axxiom, Enacom e DspArt.

Assim, em breve, áreas de preservação ambiental poderão ser supervisionadas em tempo real com uma ampla colaboração dos internautas. O objetivo é reduzir os registros de incêndio nos grandes centros urbanos e, para a Cemig, melhorar a qualidade dos serviços, por meio da redução das interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por incêndios próximos às redes.

Sobre a Axxiom
A Axxiom Soluções Tecnológicas faz parte do Grupo Cemig, desde sua criação em 2007. Seu foco de atuação é o fornecimento de soluções e desenvolvimento, manutenção e integração de sistemas de gestão. Além disso, a empresa tem ampla experiência no desenvolvimento de projetos de P&D.
A participação acionária da Axxiom é dividida entre a Cemig e a Light, com 49% e 51% do capital social, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário