A companhia aposta no estilo mais informal para informar e ao mesmo entreter os consumidores
A mudança na linguagem foi adotada em meados de 2014, após ampla pesquisa e análise das tendências de comunicação digital nas mídias sociais, onde empresas e órgãos públicos já vêm abordando, de forma lúdica e divertida, os mais variados temas. Para isso, a Empresa conta com equipe própria, que faz a gestão de todo o processo, da estratégia de comunicação à criação de conteúdo.
Filmes, desenhos animados, séries de TV, personagens de histórias em quadrinhos, da literatura infantil e muitos outros temas têm gerado posts que causam grande repercussão entre os seguidores da fanpage.
Segundo o coordenador de Comunicação Digital da Cemig, Lucas Souto, “a Cemig procura ter bom senso na escolha das postagens, apesar da informalidade. O conteúdo que publicamos é descontraído, mas é preciso divulgar temas que interessam aos consumidores e, ao mesmo tempo, fortalecem a reputação da marca. Os dados fornecidos pelas próprias mídias sociais são insumos valiosos para determinarmos o tom da linguagem e mapearmos a receptividade dos nossos públicos”, destaca.
Um dos principais objetivos das ações de comunicação digital é o de mostrar aos consumidores que a Empresa é acessível e que está aberta ao diálogo. “Já tivemos casos em que usuários solicitaram informações em formato de música", conta. "Respondemos com outra canção”, acrescenta Lucas.
Um bom exemplo da percepção do timing da Cemig com relação ao que circula nas redes sociais ocorreu na semana passada, quando a Companhia aproveitou um fato inusitado e criou um post sobre economia de energia: a imagem postada por Wyomar Ramos de Araújo, que surpreendeu a população da cidade de Guaraí, no Tocantins, ao instalar um ar-condicionado na casinha da cadela de estimação.
Na fanpage, a Cemig fez uso da imagem do animal na casinha para conscientizar os clientes sobre o uso eficiente de energia elétrica. A imagem afirmava “A Hanna merece o conforto Sr. Araújo, mas não é aconselhável ligar aparelhos refrigeradores de ar em ambientes abertos e sem isolamento térmico, pois isso aumenta consideravelmente o consumo de energia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário