segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

BDMG vai atuar no financiamento de projetos de eficiência energética


Recursos do Grupo Cemig serão otimizados com a cooperação com o Banco

A Efficientia, subsidiária integral da Cemig, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) vão atuar em conjunto nos projetos de eficiência energética para as empresas mineiras, o que deverá ajudar a alavancar financiamentos públicos e privados para projetos de eficiência e solução energética. O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta segunda (28/12), na sede do BDMG, em Belo Horizonte.

As duas instituições vão somar as suas expertises para proporcionar a melhor assessoria para os interessados em implantar projetos visando à racionalização do consumo em empreendimentos de médio e grande porte, bem como proporcionar soluções viáveis e baratas para demandas energéticas.

Com a cooperação, os clientes identificados tanto pela Efficientia quanto pelo BDMG serão auxiliados em questões técnicas e financeiras, respectivamente. A Efficientia apoiará as empresas na construção de projetos de investimento, realizará avaliações de viabilidade de projetos e acompanhará a implementação dos projetos. O BDMG, por sua vez, supervisionará a elaboração de projetos de financiamento e fará a análise de crédito e dos projetos financeiros apresentados pelas empresas. O Banco realizará ainda a gestão de crédito e os acompanhamentos financeiro e contratual para os solicitantes.

De acordo com o diretor técnico da Efficientia, Cláudio Latorre, a empresa da Cemig é detentora de know-how do ponto de vista técnico, financeiro e jurídico para a execução de projetos de eficiência energética. “A cooperação com o BDMG vai trazer benefícios para a Efficientia e para os clientes, considerando-se que o banco vai dar todo o suporte em soluções financeiras, desde a elaboração até a execução dos projetos”, explica.

Para o presidente do BDMG, Marco Crocco, a parceria com a Efficientia reforça o alinhamento de políticas públicas do Estado e o compromisso do Banco em apoiar empreendimentos de eficiência energética. “Uma das metas estratégicas do BDMG é a atuação em torno do desenvolvimento sustentável, e a eficiência energética é um dos setores que serão priorizados devido à sua importância. Nesse sentido, o acordo é um marco relevante”, disse.

Efficientia

A Efficientia é uma subsidiária integral da Cemig, criada em 2002, para intensificar a atuação na área de eficiência energética. Por meio da empresa, a Cemig implantou inúmeros projetos de eficiência e soluções energéticas para seus clientes, que passaram a contar com serviços de elevada qualidade neste setor. Até 2014, através desses projetos, a Efficientia gerou uma economia de energia de 160 mil megawatts-hora/ano, o suficiente para suprir uma cidade de até 350 mil habitantes. Graças a essa economia, 45 mil toneladas de CO2 equivalente deixaram de ser lançadas na atmosfera.

BDMG

Fundado em 1962, o BDMG integra o sistema de desenvolvimento econômico do Estado. O Banco atua para viabilizar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Minas Gerais, apoiando empreendimentos que gerem empregos qualificados e contribuam para a redução das desigualdades regionais. O BDMG oferece linhas de crédito para empresas e específicas para o setor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário